Como criar pesquisas personalizadas para seu blog com o Google docs

Esta é uma dica para você que tá buscando criar um formulário de pesquisa, uma enquete para seu site ou blog de maneira bem simples e com controle do que será perguntado e dos dados colhidos com as respostas.

O google docs pode ser uma ferramenta bastante útil par essa finalidade.

De maneira fácil e rápida você pode criar a sua enquete, específica para seu objetivo , disponibilizar para os visitantes do seu blog ou site e ter acesso, numa planilha no próprio google docs de todos os dados colhidos por aqueles que responderam . você ainda pode exportar esses dados em planilhas para o seu Pc.

 

Para ter acesso a esta ferramenta acesse : docs.google.com

image

Se você já tem conta no google é só fazer o login e a senha normalmente.

No canto superior a sua esquerda  clique em Create New – Criar novo

 

 image

Você terá acesso a algumas opções de documentos que pode criar com o google docs , mas para o nosso objetivo aqui clique em Forms – Formulários

image

Agora terá acesso a uma tela para poder montar a sua enquete

 

image

Em Untitled Form você dará o título para este formulário, o que vai aparecer para os visitantes.

Logo Abaixo tem um campo onde você pode descrever melhor o que quer com a enquete, algo sobre o blog, etc…fica a seu critério.

 

Por padrão aparecerá a primeira pergunta a ser montada.

No Primeiro Campo é a pergunta

Logo abaixo  um campo para poder explicar melhor a pergunta , ser mais específico, se quiser usar.

Em Question Type – Tipo de Questão  você define como será esta pergunta. Se você  criar uma questão de Múltipla escolha  ou se quer deixar um campo para que o visitante escreva a resposta. Ainda tem as opções de deixar umc ampo para uma resposta escrita e  de dar uma nota de avaliação , como por exemplo de 1 a 5 qual o tempo que você passa na Internet?

Depois de tudo preenchido e clique em done, o botão do fim para confirmar que esta pergunta está pronta.

Para acrescentar novas questões é só clicar em Add Item, bem no topo do formulário, localizado ao lado do sinal de + verde .

Vá adicionando até montar toda a sua enquete.

Ao Lado do  Botão Add Item você pode adicionar um visual diferente para sua enquete. Clicando em Theme você pode escolher   numa extensa galeria qual a aparência terá esta sua enquete .

Indo em More Actions você terá 2 opções. Uma é Embed, onde será gerado o código que será colocado no seu blog. A outra opção é de Editar uma mensagem de agradecimento ao visitante.

image Defina e Marque a caixa que confirma seu interesse de que aquela mensagem apareça para o visitante após ele ter respondido a enquete.

Após estar com tudo da maneira como quer agora é hora de colocar no seu Blog ou site.

Antes é bom avisar que se você quiser também pode enviar este formulário por e-mail para quem quiser que responda clicando em E-mail this form .

Para Colocar em seu blog basta ir em More Action e Embed. Será gerado um código . É só copiar e colar no espaço que quiser no seu blog.

Por exemplo: crie um post e coloque dento este código. Depois coloque um Link na Página principal convidando os visitantes a responderem a sua enquete.

Agora se  não quiser colocar no seu blog você poderá copiar apenas o endereço da enquete, que está localizado bem no fim do editor, na barra preta e colocar em seu blog.

Todos que clicarem ali serão encaminhados para a enquete dentro do próprio Google Docs.

Agora vamos as informações.

Somente você terá acesso aos dados colhidos.

Cada pergunta que você criou será ocupada por um campo numa planilha, tudo organizado e você terá acesso a ela voltando ao Google Docs.

Poderá ver as respostas dadas nesta planilha.

Se quiser pode criar gráficos diversos com esses Dados. Selecione todos os campos onde contém os dados da planilha.   Nas opções da planilha vá em View e depois vá em Chart . Escolha o tipo de gráfico que quer visualizar e depois pode salvar.

Se quiser através desta planilha você poderá até gerar este resultado para colocar no seu site ou blog. Ou ainda enviar para quem interessar.

Esta planilha que fizemos aqui como teste ficou desta maneira:

 

image

1 comentários

Não decidi ainda disse...

Boa tarde,

gostaria de saber se é possível travar o campo para que a informação não seja editada pela pessoa que vai responder.

Exemplo, essa resposta está relacionada a alguma atividade, neste campo eu vou referenciar essa atividade e não quero que o usuário apague a informação.

É possível?