Dicas para fazer Imposto de Renda e deduções sobre seus ganhos no adsense

Estou passando para todos aqui a minha exepriência para o preenchimento e pagamento do Imposto de Renda sobre os seus ganhos do Adsense. Estas dicas tem como  objetivo ajudar e esclarecer algumas dúvidas, como tive quando comecei a fazer a declaração.
Mesmo que você ganhe um valor mensal que não chega ao mínimo para desconto é importante fazer esta declaração, principalmente se você tem outras fontes de renda.
Se você ganha um pouco mais de R$1400,00 por mês com o adsense você deve pagar o imposto de renda sobre os seus ganhos.
Gostaria de aconselhar a você que está nesta condição descrita acima a declarar o valor ganho mesmo.
Os rendimentos provenientes de ganhos do exterior, entyrada de dólares, são controlados com rigor  pela receita federal e eles tem conhecimento de todas essas movimentações. Digo isso para aqueles que acham que "ninguém vai saber", pois é melhor pagar o que é devido, infelizmente, do que ter dores de cabeça bem maiores depois.
Então vamos lá:

  • Você deve preencher, mês a mês, o carnê  Leão. O programa para o preenchimento está disponibilizado no site da receita federal e você pode pegá-lo clicando aqui.
  • Preencha  o carnê com os ganhos do adsense recebidos no Banco, o saldo depositado em reais na sua conta. Não o saldo líquido após os descontos das tarifas bancárias.
  • Se você tiver algo a pagar o próprio programa irá te informar isso, o valor e te dar a opção de imprimir o documento para recolhimento .
  • Quando você for fazer a declaração de rendimentos do ano, geralmente no começo do ano anterior, você deve fazer a importação das informações do carnê Leão.
Um ponto importante e de muito interesse de quem precisa pagar algo, principalmente,  são as deduções, que são diferentes da declaração anual.
Segundo informações da prórpia receita federal você pode deduzir despesas que estão ligadas ao ganho.
Por exemplo, se você administra seus blogs de sua casa, o que a maioria faz, você pdoe deduzir os gastos com internet, luz, telefone e até de aluguel, já que é o local onde você usa para conseguir tal renda.
O ponto aqui é quanto deduzir.
Segundo informações da própia receita e dicas de contadores , como os gastos de luz, moradia, por exemplo, não são todos para esta finalidade você pode deduzir a quinta parte deles(1/5).
Tentando deixar mais claro, voc6e usa um quarto da sua casa, onde fica o seu computador e administra nesse local os seus blogs. Você pode deduzir 1/5 da conta de luz como despesas decorrentes deste seu trabalho, o mesmo com telefone. Já internet você pode deduzir integralmente, gastos com conexão e provedor, por exemplo. O Alguel também você pode deduzir 1/5 do gasto, já que é nesse local que você faz o trabalho.
São despesas que você não tem como  comprovar que foram tidas por meio do trabalho do adsense, por isso o 1/5, pois só uma parte delas foi proveniente desse trabalho.
Não servem despesas como conserto de computador, reparos na casa e aquisição de bens , como um computador melhor ou impressora.
  • Lance esses valores na parte livro caixa , todo mês, no programa do carnê leão.
Se você ainda não pegou o carnê Leão , baixe e comece a lançar as informações.
Alguns preferemd deixar para colocar os valores do ano todo somados na declaração anual, mas o problema de fazr isso é que você não pode usar estas deduções na declaração de rendimentos anuais. E se for deixar para preencher o carnê retroativo, vai ter que buscar contas do ano todos, todos os lançamentos do ano e ainda, se tiver saldo a pagar, ter que pagar com juros.

Vá fazendo isso, se organizando com essas obrigações tributárias, para evitar problemas com a receitas, pois, como disse anteriormente, entrada de dólares no País, direto nos bancos , a receita é informada. Não deixe de declarar e se tiver que pagar, não se assuste, é melhor pagar.
Talvez as deduções acabem aliviando um pouco a mordida do leão.
Lembrando mais uma vez que estas são dicas minhas, da maneira como faço  após consulta na internet, no site da receita e com um profissional da área de contabilidade. Não sou um contador e por isso aconselho a você que possa ter uma situação mais complexa ou etr ficado com dúvidas consultar um profissional da área.

Gostaria de convidar a todos os visitantes que contem suas experiêcnias pessoais com sua declaração, pois é muito difícil encontrar material relevante sobre este assunto  e uma posição oficial.

1 comentários

Micox - Náiron J. C. G. disse...

Puts, é muito difícil achar informações sobre livro-caixa (e adsense) na internet. MUITO DIFÍCIL.

Espero contar com sua opinião pra saber se na hora de preencher o livro-caixa podemos cadastrar como Exterior-trabalhador-não-assalariado?

Assim poderemos deduzir 1/5 de água, luz e telefone.

Posso fazer desta forma sem problemas?

Ou teremos que nos enquadrar como "Exterior-outros", que aí não teremos direito de deduzir agua e luz?

email: micoxjcg#yahoo.com.br (troca por @)

Obrigado.