Como você pode aprender Inglês pela Internet

Aprender a falar inglês acabou se tornando uma coisa essencial no mundo de hoje, abrindo portas para você nos mais diversos campos de sua vida. Mas, para muita gente, frequentar algumas horas por dia um curso de inglês acaba se tornando inviável, até pela correria do dia  a dia.
Mas com a Internet e sua constante evolução você pode aprender muitas coisas , direto do seu computador e em muitos casos até de graça, pra valer.

Meu pensamento sobre isso:  Você frequentando um curso, seja da área que for mas como falo aqui  de aprender inglês vamos usar isso como exemplo, tem um número de horas/aula que você deve cumprir. Muitas vezes você não está com muita disposição e vontade, mas você vai...até porque tá pagando, né.
Chega lá na hora da aula, em determinados momentos, você "voa". O pensamento vai longe, lembrando de algum compromisso ou problema...nesse instante você acaba perdendo a concentração na aula, infelizmente isso acontece com a grande maioria de nós. Alguns dias não estamos bem e nesse dia o aprendizado acaba sendo o mínimo e ainda você vai ficando desmotivado com a evolução do seu conhecimento sobre aquele assunto .
Quando você para no computador, seja para aprender a fazer qualquer coisa, você fica o tempo todo concentrado na busca de assuntos do seu interesse. Até por isso, quando você mergulha de cabeça em um determinado assunto na hora de navegar você nem se dá conta do tempo passando...fica horas ali e nem percebe. Isso porque você tá fazendo algo que você tem um interesse e se concentra naquilo integralmente.
Então porque não usar isso para o aprendizado?

Agora um ponto importante é você se disciplinar. Traçar um planejamento de horário e fazer o possível para cumprir isso.
Por exemplo,  parar  3 vezes por semana, durante uma hora , e se dedicar para aprender inglês. Essa hora que você passar ali vai acabar ficando  toda tomada pelo aprendizado e é perceptível isso assim que você termina a aula, você percebe que tem um conhecimento maior sobre o assunto...porque você mergulhou de cabeça naquilo.

Aqui vou deixar algumas dicas de sites que você pode navegar na busca de aprender a língua inglesa.
Todos eles possuem ferramentas gratuitas para  você aprender e praticar o Inglês.



13 sites para você aprender a falar Inglês pela Internet


BBC aprenda inglês  - Para mim  um dos melhores porque integra o aprendizado com as informações atuais que acontecem pelo mundo. Você pode ouvir as matérias, acompanhar o texto em inglês e ainda possuí exercícios para você treinar o que aprendeu. Exercícios de pronúncia, vocabulário e vídeos que auxiliam você na hora do aprendizado.

Grammarnet - esse é especializado em gramática da Língua Inglesa com diversas explicações e exercícios, divididos por categorias e até por nível de aprendizado. Acaba sendo muito útil.

ESL Lab - São diversos áudios em inglês onde você acompanha e depois faz os exercícios testando como vai seu nível de compreensão do que está sendo dito. As questões estão divididas por nível de aprendizado e você,  fazendo os exercícios,  já sabe a nota deles para saber como está indo. Todo em Inglês mas sem mistério para você navegar.

ESL Pod - Mais um site do mesmo instituto citado anteriormente, onde você pode baixar o áudio e o exercício para ir ouvindo e testando seu aprendizado.

Live Mocha - Esse é muito interessante, mas um pouco mais avançado. No site eles até usam como Slogan que a melhor maneira de aprender um idioma é com um Nativo da Língua. Aqui você faz o seu cadastro gratuito e depois pode conversar com milhares de outras pessoas pelo mundo. Você pode colocar ali suas dúvidas que outros usuários que já falam o idioma te ajudam esclarecendo. Além de você ter exercícios e a oportunidade de praticar, de verdade o que você está aprendendo.


English Experts - Esse na verdade é um blog voltado justamente para quem tá buscando aprender inglês pela internet. Lá são tiradas dúvidas, exercícios e comentadas fontes de aprendizado online. Além de você poder entrar em contato com outras pessoas que, como você, estão buscando aprender Inglês Pela Internet.

Babel Mundo - No mesmo moldes dos já citados acima. Faça seu cadastro , acompanhe os exercícios e etc.
O detalhe é que nesse , além do Inglês, também você encontra exercícios de Espanhol, Italiano, Francês e Alemão.

 Inglês Online - Curso de Inglês para iniciantes com diversos exercícios para você que decidiu começar a gora a aprender a língua Inglesa.

Busuu - Esse é novo pra mim. Mas se compromete a ser uma rede social  de pessoas que estudam  Línguas pelo Mundo. Lá você pode fazer os exercícios, interagir com outros usuários inscritos, adicionar amigos que estão também buscando aprender Inglês  e tudo mais. O Cadastro é grátis e ainda tô testando para ter uma opinião sobre ele. Além de Inglês ele oferece outros idiomas como Francês, Espanhol, Alemão e Italiano.

Language Guide - Projeto colaborativo de Idiomas Mundial. Voluntários dos Países nativos  disponibilizam  uma infinidade de conteúdo . O Projeto é financiado por uma ONG internacional. Você escolhe o seu idioma Nativo para começar a Navegar pelo site. Ele ficará em português e depois você busca o conteúdo da Língua que quer aprender, no caso aqui o Inglês.


Curso de inglês grátis - Site  em português que reúne diversos exercícios.



Inglês Curso - Outros site bem parecido com o citado anteriormente .

Private english - Este é um canal de vídeos no You Tube onde o professor Canadense  Steve Ford.  O detalhe é que ele já morou no Brasil e tem experiência no ensino da Língua Inglesa para Brasileiros.  Mas ele não faz os vídeos só para Brasileiros não... Bastante explicativas as vídeo aulas. Tem para níveis iniciais e  também para mais avançados. As aulas no canal são gratuitas, mas no seu site ele cobra pelas aulas.



Claro que pela Internet você encontra muito mais cursos e materiais  para o aprendizado, mas acredito que para começar esses aqui vão te dar uma grande ajuda. Além de um detalhe: todos esses aqui são gratuitos.

Quero deixar claro que em nada isso aqui desmerece os cursos de Inglês e os professores, pois ter um professor para tirar as suas dúvidas é claro que é uma grande ajuda. Mas se você reparar os grandes cursos de inglês também oferecem cursos pela Internet.
Então Mãos à Obra!

Estabeleça seus objetivos,  Mantenha sua disciplina e faça as aulas regularmente pois o próprio resultado vai servir de incentivador para que continue a  buscar o aprendizado.

3 comentários

Simone disse...

Acredito que ouvindo frases do cotidiano em ingles repetida vezes melhora bastante as conversas em ingles. Um site legal e gratis para fazer isso è o http://pt.talkenglish.com.

Maria Thereza disse...

Eu acho q tem q falar com falante nativo. Tentar a comunicação. No início é 1 pouco difícil mas com o tempo é tudo de bom! A rede social

www.fluentfuture.com

é para o aprendizado de línguas. Você escolhe alguém que fala a lingua q você quer aprender e ensina português. ;) de graça. Tem também professores qualificados pelos próprios membros da rede social

Rick disse...

Existe um site muito bom para aprender varias línguas, o site e este
www.linguasnet.com
e um site muito bom e gratuito onde se pode aprender Português, Inglês, Espanhol e Romeno
e fácil de usar e resulta.
Aconselho a todos.