Como criar seu próprio Favicon direto no painel do Blogger

Antes de tudo pra quem não sabe o Favicon é aquele ícone que identifica um site localizado bem ao lado da caixa de endereço do seu navegador.

 

image

O Blogger, por exemplo tem o seu  próprio Favicon que é exibido sempre quando um blog hospedado em seu serviço é visitado. Você já tinha maneira de personalizar o favicon de acordo com a sua vontade, até como já tínhamos comentado aqui. Só que agora o próprio blogger está disponibilizando uma nova maneira de você mesmo hospedar o favicon dentro do blogger e personalizá-lo.

Como ainda é uma funcionalidade que está sendo testada só que acessa o painel de controle do Blogger através deste endereço: draft. Blogger.com  tem acesso a esta ferramenta.

O Draft.blogger é o painel onde o blogger testa as novas funcionalidades antes de disponibilizar para todos os usuários.

Acesse o Draft.blogger.com

No Painel de controle do seu blog vá em design.

Perceba que no topo aparece  a opção Favicon ( Se você acessar pelo endereço normal do Blogger esta opção não irá aparecer) .

 

 

image

Ao Lado de Favicon clique no botão editar. Irá abrir uma caixa para você indicar a imagem que deseja colocar como seu favicon.

Atenção para o detalhe de que a imagem tem que ser extensão .ico e ter no máximo 10 Kb para estar nos padrões.

Então vão duas dicas.

Para você padronizar a imagem que quer usar como favicon você pode pegar uma imagem, quadrada de preferência pois ele vai redimensionar para este padrão , e converte no http://www.iconj.com/icon_generator.php . Salve na máquina e depois indique lá no blogger.

Se quiser você mesmo fazer esse processo com o photoshop você tem que baixar um plugin que faz com que o photoshop configure imagens com a extensão .ico . O Plugin é gratuito e você encontra aqui .

Depois de estar com a imagem .ico é só subir ela para hospedar no blogger.

Na  hora ela já muda no painel de controle do seu blog.

image

 

E quando o seu blog for acessado, ao invés de aparecer o ícone do Blogger irá aparecer o seu personalizado.

 

 

Atenção: Esta funcionalidade no blogger ainda é uma versão de teste. Você pode seguir todo esse processo a assim mesmo não aparecer o seu Favicon . Entenda que como está sendo testada o Blogger ainda pode não exibir mesmo que esteja tudo correto. A funcionalidade só estará oficialmente disponível quando aparecer no painel de todos os usuários.

2 comentários

Aline Salvador disse...

Mais uma vez muito obrigada por suas dicas!

Unknown disse...

são 100kb!