Que o Firefox é um dos navegadores mais utilizados nas navegações pela internet isso você já sabe. Ele te dá uma série de vantagens em relação a outros navegadores. Mas um detalhe incomoda muitos dos seus usuários: O Consumo de memória. Se percebe mais isso aqueles usuários que tem uma memória não muito grande. Esse uso de memória acaba causando diversos travamentos no seu computador complicando a sua navegação e tirando a sua paciência também.
Então aqui vão algumas dicas para melhorar o desempenho do Firefox, fazendo com que ele consuma menos memória e aumentando também a sua velocidade.
Para consumir menos memória:
Uma das dicas mais simples é você digitar na barra de endereços do navegador about:config .
O Firefox irá abrir uma tela com umas opções para configurar, provavelmente ele abrirá antes um alerta sobre as alterações, você confirma que terá cuidado e siga em frente. Nesta Tela você clica com o Botão direito do Mouse e nas opções que aparecerão você clique em Novo –> e depois na opção boolean. Irá abrir uma caixa de texto. Nesta caixa escreva: config.trim_on_minimize .
Na Tela seguinte aparecerão duas opções para você marcar. Escolha True e depois dê OK.
Reinicie o Firefox e quando ele voltar a abrir esta opção já vai estar adicionada ao seu funcionamento diminuindo um pouco do consumo da memória.
Outra dica é a utilização de um plugin instalado no próprio navegador.
O plugin é o BarTab. Ele gerencia as abas abertas no navegador, auxiliando principalmente você que abre várias abas ao mesmo tempo na hora de navegar.
Para baixar o Plugin clique aqui
Instale o plugin e depois o Firefox irá reiniciar.
Se você já estava com várias abas abertas irá perceber que com este plugin ele só vai deixar habilitada automaticamente a aba que você estiver visualizando. As outras abas estarão abertas , mas ainda não estarão carregadas. Clicando sobre elas irão carregar, se você tem uma aba que está aberta mas ociosa naquele momento, clicando com o botão direito do mouse sobre ela irão abrir algumas opções. Clicando em Unload ele ira descarregar aquela aba, mas não fechá-la, clicando sobre ela novamente ele voltará a exibir seu conteúdo. Esse processo diminue a memória em uso do seu navegador.
Para aumentar a velocidade de navegação:
Vá na barra onde se coloca o endereção no navegador e digite about:config .
Assim como no processo anterior deverá aparecer uma tela para você confirmar que terá cuidado onde vai mexer.
Na tela seguinte faça uma busca dentre as opções por network.http.pipelining . Quando localizá-la dê dois cliques sobre ela para mudar de True para False.
Em seguida procure pela entrada network.http.pipelining.maxrequests e altere o valor para 8. Para mudar o valor dês cliques sobre ela que irá abrir a opção para alterar.
Procure por network.http.proxy.pipelinin dê um duplo clique e altera para true .
Localize network.http.proxy.pipelinin e também mude para true .
Agora vamos criar novas entradas.
Clique com o botão direito em qualquer espaço na lista e depois nas opções que irão aparecer escolha a Nova entrada, New . Vá em Boolean e digite content.interrupt.parsing . Na tela seguinte defina como true.
Agora repita o processo de clicar com o botão direito, escolha nova entrada, new e escolha inteira, integer. Digite na caixa que irá abrir content.max.tokenizing.time e depois escolha o valor 2250000 .
Nova entrada, new escolha inteira , integer e digite content.notify.interval . Coloque o Valor de 750000 .
Novamente clique com o botão direito , nova entrada, new e escolha Boolean. Digite content.notify.ontimer e escolha True .
Nova entrada, new e escolha inteira, integer. digite content.notify.backoffcoun e coloque o valor 5 .
Em seguida crie mais uma nova entrada , inteira, integer e digite content.switch.threshold . Escolha o valor 750000
Mais uma nova entrada, Inteira, integer e digite nglayout.initialpaint.delay . Agora coloque como valor 0 .
Pronto ! Quando você reiniciar o navegador estas novas configurações estarão em funcionamento. A Idéia a optimizar o desempenho do Firefox, fazendo com que as páginas abram mais rapidamente. Podendo-se alcançar um ganho superior a 60 % .
Agora se algo der errado e você tiver medo de piorar a situação ao invés de melhorar você tem a opção de restaurar as definições iniciais digitando na barra de endereços do navegador about:config .
1 comentários
Parabéns ao Criador da Desta postagem, eu sempre faço esta configuração no Firefox e melhora muito o desempenho..
Abraços
Postar um comentário