Como Lançar serviços de Internet nas deduções do carnê Leão

Pra quem tem um blog e ganha algum valor do google adsense sabe que precisa fazer o preenchimento do carnê Leão. Esta era uma das dúvidas que mais tinha na hora de preencher o carnê.
Já coloquei aqui uma série de dicas sobre o preenchimento do carnê Leão em outros dois artigos que você pode ver aqui e aqui .

Mas uma dúvida ainda permanecia . Para quem tem um serviço de Internet Banda Larga, com uma prestadora de serviço que seja independente de uma empresa de telefonia, como poderia lançar esta despesa no livro caixa do carnê Leão?
Honestamente procurei mais de um ano por essa resposta e até me sinto envergonhado por ser tão fácil.
Acabei de receber de um amigo a orientação de como proceder neste caso.

Você, dentro do Carnê Leão, vai em Ferramentas --> Alterar Planos de Contas do LIvro Caixa. Lá você adiciona este campo em despesa dedutível. Somente isso! Coloque algo como provedor de Internet. 
Você passará a ter esta opção quando for inserir uma dedução no carnê Leão. 


Mas antes que você fique totalmente animado com mais essa dedução um aviso: Se você faz como a maioria dos blogueiros e trabalha em casa, você deve fazer o mesmo procedimento com todas as outras despesas que lança no livro caixa do Carnê Leão. Isso significa que você terá que pegar o valor que você paga e dividir por 5. Você só poderá usar como dedução a 5ª parte do valor, pois como é utilizado dentro da residência você acaba não tendo como provar que a utilização é totalmente feita para o trabalho.
E um outro detalhe: só lance esta dedução  se você paga  o provedor e recebe algum recibo ou boleto quitado, pois você pode precisar comprovar esta despesa, assim como todas as outras. 


Essa dica do 5º do valor da despesa vale para todas as despesas do trabalho feito em casa. 
como exemplo: Conta de Luz. É a conta da sua casa. Você tem como provar que o valor total da conta foi gasto com o trabalho que originou a renda?  Óbvio que não , por isso lance 1/5 do valor. Isso vale para telefone, condomínio e outras despesas que você encontra lá.


Outro detalhe, mesmo que você ganhe um valor em que não incida desconto de imposto de renda TEM QUE PREENCHER O CARNÊ LEÃO.
Não deixe de ver  outras 2 matérias  aqui do blog que tratam deste mesmo assunto.  E se quiser e tiver algo a acrescentar paa ajudar outros blogueiros o espaço tá aberto.


Dicas para fazer Imposto de Renda e deduções sobre seus ganhos no adsense

 

Informações sobre dedução em livro caixa e carnê leão para quem recebe do Adsense

 



1 comentários

Remo disse...

Será que é possível eu deduzir 1/5 do meu aluguel no livro-caixa se o contrato (e os boletos) está em nome de minha mulher?